Sabemos que você está se perguntando agora o que é essa tal de persona e como ela pode te ajudar a melhorar e atrair mais pacientes para sua clínica ou consultório médico, então para que possamos orientar você a como usar a persona em seus atendimentos, primeiro você precisa saber o que é uma persona.
Persona é a definição fictícia do seu cliente/paciente a partir de dados reais. Ela será construída para direcionar o seus atendimentos e procedimentos de uma maneira mais certeira aos seus pacientes.
Ela é baseada em dados e características de clientes reais, como comportamento, dados demográficos, problemas, desafios e objetivos. A persona é uma ferramenta de segmentação de mercado e é a base do Marketing Digital para atrair mais pacientes ou clientes.
Quem a sua clínica quer alcançar? Para quem ela produz conteúdos? Com quem ela pretende se comunicar? Quem deseja atrair? Quem é sua persona?
Essa técnica de identificação do público é detalhada e visa conhecer a fundo quem de fato se interessa pelos atendimentos oferecidos em sua clínica ou consultório. Ou seja, definir a persona da sua clínica, consultório médico ou hospital é então um processo minucioso, que precisa ser elaborado com muita atenção e estratégia.
Tudo isso será aliado ao sucesso da sua clínica ou consultório médico e te permitirá atrair mais pacientes!
Continue acompanhando que vamos explicar tudo sobre a persona correta para atrair mais pacientes e continuar a crescer!
A importância do uso correto da persona para atrair mais pacientes

Sabe aquele produto ou serviço que você olha e pensa “nossa, foi feito pra mim”? Esse é um dos benefícios de ter uma persona bem definida: criar identificação da sua marca com seu público.
Por isso, quanto mais você conhece seu público, mais fácil será para criar uma comunicação atrativa que irá atrair mais pacientes para sua clínica ou consultório, movimentando seus agendamentos e fidelizando mais pacientes.
Então, ter uma persona bem estruturada, vai tornar suas estratégias de divulgação ainda mais certeiras, mas para isso é necessário conhecer as necessidades da sua persona para ai sim atrair mais pacientes.
Assim, você vai poder produzir conteúdos que resolvam os problemas de sua persona, atraindo ela para a sua clínica ou consultório médico e fazendo dela um paciente em potencial.
Como criar uma persona para atrair mais pacientes
Separamos algumas perguntas que vão guiar sua pesquisa da persona que busca pelos seus serviços ou atendimentos, seja através da internet ou ainda presencialmente:
- Qual o gênero, idade, profissão, estado civil do paciente?
- O que o paciente faz no seu tempo livre?
- Como o paciente considera a sua alimentação?
- O paciente possui convênio?
- O paciente já fez algum tipo de cirurgia?
- O paciente faz uso de algum medicamento?
- Qual conteúdo o paciente procura referente aos serviços ou atendimentos que a sua clínica oferece?
- O que motiva o paciente a procurar os serviços e atendimentos?
- Como nossos serviços e atendimento afetaram a vida do paciente?
- Como os serviços e atendimentos ajudaram o paciente?
- Como o paciente encontrou a sua instituição de saúde?
- Alguém influenciou o paciente a procurar nossos produtos ou serviços?
Essas são algumas perguntas para facilitar o entendimento da sua persona. Vale utilizá-las da melhor maneira possível e adaptar caso necessário. As perguntas certas para a pessoa certa irá atrair mais pacientes e ainda te permite ter informações valiosas que irão te ajudar no desenvolvimento do seu trabalho.
Veja um exemplo simples de persona:
Matheus, 30 anos: é professor de inglês, casado, é gestor de uma escola de idiomas e mora na zona sul de São Paulo. Possui convênio e nunca fez uma cirurgia. Faz esportes diariamente e se alimenta razoavelmente bem. Faz uso de medicamentos para depressão.
Ele tem um perfil que sempre busca saúde e bem estar, tem o hábito de fazer check ups anuais.
Ele gostaria de aumentar seu rendimento com esportes de alta intensidade e gerar mais disposição durante o dia a dia.
Seus principais obstáculos são a dificuldade em respirar normalmente, sem perder o fôlego e a resistência que tem se mantido muito baixa.
Matheus visitou a clínica através de uma indicação de um amigo.
Conseguiu entender? Com essas informações você pode ir além com o seu paciente podendo oferecer o que ele procura ou talvez encaminhá-lo para outro profissional que melhor o atenda, assim valorizando o seu e o tempo dele.
É importante também você ter em mente o que quer entender de seus pacientes.
E por último, um detalhe fundamental é que uma clínica pode ter várias personas, deste modo, cada serviço deve ter sua comunicação individual, assim podendo atingir a persona certa.
Vale destacar que o auxílio de uma empresa expert em marketing médico como a Leadclinic é essencial para conquistar a persona ideal para a sua clínica ou consultório médico e ter um bom atendimento ao paciente. Portanto, se você quer atrair mais pacientes e os fidelizar através da internet, conte conosco!