Written by 4:48 pm Atração de pacientes, Marketing Digital

Blog médico: O que é e quais as vantagens de ter um?

Leia este artigo e descubra o que é o blog médico e quais as vantagens que ele traz para o profissional da saúde ou para a sua clínica ou consultório médico.

blog médico

O que é um blog médico? O blog médico é uma ferramenta que pode ser utilizada para fidelizar e engajar o público através de conteúdos e informações relevantes.

Trata-se também de uma ferramenta que serve para ser usada tanto na captação de clientes e pacientes, como na venda de serviços, porém, existem blogs que não possuem finalidade comercial e existem blogs que todo conteúdo é baseado na jornada do lead até ele se tornar um cliente ou paciente. 

Geralmente o blog médico é utilizado por muitos profissionais como uma forma de levar autoridade como profissional e intensificar sua experiência na área em questão, através de artigos criados por ele mesmo, criando uma forte conexão com o público.

Seja qual for a intenção, o blog foi e continua sendo uns dos melhores meios de se conectar com o público, distribuir conteúdos de qualidade e se diferenciar da concorrência.

Estabelecer uma presença nas mídias sociais com um blog médico é, portanto, uma maneira de produzir conteúdo valioso e também aumentar o engajamento, atraindo clientes e pacientes em potencial para sua clínica ou consultório médico.

Atualmente, a relação entre profissionais de saúde e seus pacientes não se dá apenas dentro de consultas ou procedimentos em clínicas e consultórios. Com as redes sociais, muitos profissionais têm visto a oportunidade de usar a tecnologia para reforçar conexões ou até mesmo criar novas com clientes e pacientes. 

Assim ele acaba revelando sua área de atuação e maneiras de trabalhar, o que pode ser suficiente para que ele seja a escolha do paciente.

Quais as vantagens de ter um blog médico?

Hoje em dia as redes sociais pedem uma linguagem mais fácil e notícias mais breves, já no blog você pode explicar qualquer assunto em detalhes.

No blog médico, os profissionais da saúde podem falar por exemplo, mais a fundo sobre casos clínicos, mas é claro que sempre seguindo as regras dos conselhos da LGPD, que trata-se da Lei Geral de Proteção de Dados. Se quiser saber mais a respeito, preparamos um artigo completo para você, é só clicar aqui.

Também pode-se falar sobre os problemas de saúde que mais despertam suspeitas de doenças em seus pacientes, inclusive trazendo as últimas atualizações sobre o tema.

Outra questão que requer atenção especializada do profissional de saúde é a rede de pesquisas feita pelos pacientes. Se o conteúdo da sua rede social é voltado para pessoas que já te seguem, no seu blog médico deve levar em conta as dúvidas das pessoas de um modo geral, ou seja, daquelas que não te conhecem ainda.

Como vimos até aqui, ter um blog médico tem várias vantagens, tanto para a sua posição como profissional da saúde ou da marca da sua clínica ou consultório médico dentro do mercado digital, como para a atração de novos clientes e pacientes.

Com o blog médico você consegue aumentar a sua visibilidade e autoridade, fornece conteúdo de qualidade a quem o procura e melhora o reconhecimento e fidelização de clientes e pacientes.

Dicas para iniciar um blog médico

Para quem ainda está perdido e não sabe como começar um blog médico, reunimos algumas dicas que consideramos essenciais, continue lendo e fique por dentro.

  • Seu site e blog são como os recepcionistas da sua clínica ou consultório médico, eles são a primeira impressão que seu paciente que te procurar online terá de você, por isso, invista em um layout leve e que tenha a ver com a sua marca, que esteja ligado a sua especialidade para que a pessoa se identifique e se sinta tão confortável quanto em seu consultório;
  • Em seu dia a dia, anote as dúvidas mais frequentes de seus pacientes, principalmente aquelas mais complicadas e que exigem mais de você, adicione em seu blog as perguntas e respostas e veja o seu tempo respondendo essas questões em consultas diminuindo. Neste caso, você também pode indicar que seus novos pacientes entrem em seu blog para que as dúvidas que possam surgir já sejam solucionadas antes mesmo de aparecerem;
  • Sabemos o quanto os profissionais da saúde se mantêm sempre atualizados sobre suas especialidades e novas pesquisas científicas, então, se possível, crie links para os seus sites preferidos e que você usa como referência para tais dados. Isso aumenta a relevância do seu blog, o que também aumenta a chance de um determinado artigo estar na primeira página do buscador Google;
  • Mantenha um certo padrão de dias de postagens para que o Google entenda que suas páginas são atualizadas com frequência e aumente sua relevância;
  • Certifique-se de que os artigos sejam bons para serem lidos em telas de computadores e dispositivos móveis, como celulares e tablets. Além disso, o Google também leva em consideração o tempo que as pessoas permanecem dentro do seu site para mensurar a sua autoridade;
  • Crie links internos do seu próprio blog em suas postagens. Para ajudá-los a aumentar seu tempo no seu site.
  • Tenha uma rede de parceria com outros profissionais de saúde de blogs para trocar links em seus sites, assim levando visitantes de outros sites ao seu site e vice-versa. Ser mencionado por outros sites também ajuda os mecanismos de pesquisa do Google a entender que seu site é relevante.
  • Grave vídeos e coloque-os dentro do seu blog. Isso também aumentará a relevância do seu site. Lembre-se de escolher vídeos relacionados aos seus tipos de conteúdo.
  • Acompanhe as métricas e o alcance do seu blog através do Google Analytic, com os resultados que ele fornece você terá uma base melhor para saber como trabalhar com os conteúdos de seu blog.

Esperamos que essas dicas ajudem seu blog médico a sair do papel! 

Sem dúvida, os blogs na área da saúde podem dar uma grande contribuição para alcançar os resultados desejados.

Você ainda tem dúvidas sobre o blog médico ou de como criá-lo? A Leadclinic é especialista em criação de site e blog médico, entre em contato e fale agora com um de nossos especialistas clicando aqui e saiba como podemos te ajudar a atrair mais pacientes através do site e blog médico.

Visited 5 times, 1 visit(s) today

Last modified: outubro 23, 2023

Close
plugins premium WordPress