Marketing Médico: Por que criar um plano estratégico?

Quer saber o que é um plano estratégico de marketing médico? Essa dúvida é extremamente comum, na verdade é um ótimo programa e estudo para determinar sua performance.

Hoje não se trata apenas de planejar e realizar marketing de conteúdo, é preciso entender quem receberá as campanhas realizadas e como você pode atingir seu objetivo de atrair novos pacientes.

A maior referência em marketing é Philip Kotler, um acadêmico que tem grande influência na ciência para atrair novos clientes. Kotler afirma que:

“O planejamento estratégico é definido como o processo de gestão que desenvolve e mantém um ajuste razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades do mercado ”.

Em outras palavras, a essência do planejamento estratégico de marketing é orientar empresas em seus planos para gerar fins lucrativos e alcance de metas e isso inclui também o marketing médico.

Assim fica fácil de entender que através deste tipo de programação os esforços de marketing chegam às pessoas certas e conseguem cumprir a missão de atrair novos clientes e pacientes para clínicas e consultórios médicos.

Para isso, porém, devem ser cuidadosamente traçadas etapas que integram não apenas o marketing médico, mas também outros pontos de melhoria na instituição.

Qual a importância do planejamento estratégico do marketing médico?

Quando pensamos na importância do planejamento estratégico de marketing, admitimos que este tipo de estudo e preparação tem muitos benefícios. Não só para o mercado médico mas também para todos os tipos de empresas.

Isso porque sem uma organização e planejamento antecipado, empresas e especialistas perdem de alcançar muitos objetivos e oportunidades. Principalmente porque não sabem para onde querem ir, como querem ir, quais são as diferenças e como agir.

Neste sentido, é fundamental entender todo o potencial da empresa e de seus produtos para que se “saia da caixa” e determine, além do óbvio, quais são os caminhos mais adequados (essencialmente sem adivinhações ou intuições)…

Um plano estratégico é muito mais do que um documento ou um estudo. É uma ferramenta de análise de mercado que visa ficar à frente de seus concorrentes e fornecer às pessoas conteúdos melhores. Dessa forma, eles podem se tornar possíveis futuros clientes e pacientes, agregando credibilidade à empresa em relação ao mercado em geral.

Como planejar o marketing estratégico?

As principais etapas para o planejamento são:

  • diagnóstico;
  • identidade organizacional;
  • metas e indicadores de sucesso;
  • plano de ação;
  • acompanhamento e análise.

Desta forma, entende-se que o desenvolvimento deste trabalho poderá estruturar todo o processo que abrange os fundamentos do marketing.

Quando falamos de análise de mercado, estamos lidando diretamente com diagnósticos, ou seja:

  • Análise da concorrência;
  • Que canal eles usam;
  • Principais diferenças.

E qualquer outra coisa que agregue em comparação entre sua clínica ou consultório médico e seus concorrentes.

Uma ferramenta importante para este ponto é a Matriz de Porter. Questões como economia, política e cultura são fundamentais durante esse período.

Depois, quando falamos de posicionamento, também entendemos o negócio em si e qual é o principal objetivo a atingir. Já conhecemos o concorrente, mas e o seu negócio? Você sabe o que ele tem de diferente?

Para esse autoconhecimento, é aconselhável analisar os pontos fortes e pontos a se melhorar, beneficiando além do marketing, mas toda a estrutura por completa.

Isso facilitará muito a definição de suas ofertas para o mercado. 

Outro ponto importante é saber qual é o seu público-alvo.

Quem é o público alvo do seu marketing médico?

Afinal, conhecer o receptor de todas as informações que você deseja externalizar é fundamental, pois é preciso conhecer o consumidor, suas preferências e necessidades. É recomendado que principalmente a área médica tenha apoio de uma agência de planejamento estratégico para o trabalho de marketing médico.

Dessa forma, compreender o público alvo e criar personas é um trabalho completo, de profunda análise que pode alterar todo o curso das estratégias de marketing. Pois, dessa forma, ocorrem as segmentações de campanhas e definições de jornadas de compra. Ou seja, tudo se baseia na possibilidade de personalização para que seu marketing médico seja mais atrativo.

Do mesmo modo, entender os melhores canais com base nos levantamentos citados anteriormente nos leva ao plano de ação. Aqui é crucial ter todas as informações de público e mercado para atuar com base em um objetivo estabelecido. Para isso, a persona se torna um alicerce importante para a entrega de informação desejada.

Quer descobrir Como o uso inteligente de personas pode te ajudar a atrair mais pacientes? Tecle aqui e confira o artigo que preparamos.

Por fim, após criado todo o planejamento estratégico de marketing médico, fique atento às métricas. Por meio delas será possível compreender se o resultado está sendo positivo e quais pontos necessitam ser ajustados. A melhor forma de aprendizado é analisando os próprios números.

É hora de definir metas e fazer um plano estratégico

Agora você entende o que é e a importância de um estudo de mercado, posicionamento e metas, é hora de aplicar! No fim, o sucesso vem do trabalho duro.

No entanto, lembre-se de que é sempre necessário estar atento a pequenos pontos. Afinal, existem certas regras no campo da medicina.

Uma forma de evitar equívocos graves de marketing médico é contratar uma empresa de marketing que ofereça o serviço de planejamento estratégico. No fim são equipes altamente qualificadas e familiarizadas com todos os métodos aplicados para pesquisas e planos de ação.

Na contratação dessas equipes, um dos critérios é o fato de a empresa possuir clientes do segmento, além de um amplo portfólio de serviços, permitindo assim que o trabalho seja realizado de forma totalmente profissional.

A Leadclinic possui as melhores estratégias de marketing médico para empresas e profissionais do setor saúde, além de contar com equipe totalmente focada em seu plano estratégico. 

Faça seu consultório ou clínica médica decolar com as soluções de marketing médico da Leadclinic, tecle aqui e fale agora com um de nossos especialistas.

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