Um bom atendimento ao paciente é aquele que oferece uma ótima experiência em todas as etapas do processo. Ou seja, antes, durante e depois da consulta ou procedimento.
Ele engloba a cordialidade e a eficiência dos atendentes, profissionais e também dos serviços oferecidos. Então estar sempre capacitando e orientando seus atendentes é de fato a decisão mais inteligente a se tomar.
A seguir você encontrará dicas de como melhorar o atendimento ao paciente em sua clínica ou consultório médico.
Vamos as dicas de atendimento ao paciente:
- Oriente a sua equipe a conhecer a história do cliente/paciente e tentar entender o que ele passou e os motivos pelo qual o fizeram ir até a sua clínica.
- Oriente também para que eles identifiquem os desafios do cliente/paciente e descubram quais as maiores dores e dificuldades relacionadas ao problema dele.
- Peça para que seus atendentes construam uma relação de confiança com o cliente/paciente deixando o à vontade para que ele compartilhe informações de que talvez você precisará para dar um diagnóstico preciso quando chegar a hora da consulta.
- Oriente sua equipe para que sejam transparentes e honestos em todas as partes do processo de atendimento, pois manter a transparência e honestidade com o cliente/paciente é essencial para que ninguém se sinta futuramente frustrado e faz parte também do processo de construção de confiança.
- É importante que os atendentes respeitem as necessidades do cliente/paciente e saibam o que exatamente aquele cliente/paciente necessita para que não seja passado do limite que ele estabelece. Isso se adequa em todos os processos do atendimento ao cliente/paciente.
- Oriente sua equipe a entender as expectativas do seu cliente. Investigar o que o cliente/paciente espera com os serviços, ajuda saber se vai ser possível entregar o que ele procura e também ajuda que não tenham problemas futuros como mal entendidos.
- Peça aos seus atendentes que sejam sempre flexíveis. Assim como você, seu cliente/paciente também passa por imprevistos. Então é importante que eles saibam identificar quando isso acontece e ter empatia.
- Ofereçam sempre bons serviços em todo o processo do atendimento ao paciente. Ninguém gosta de sair de uma consulta ou procedimento insatisfeito e sentir que não atendeu suas expectativas. Por isso, orientar sua equipe que expliquem como tudo acontecerá o máximo que eles conseguirem quando se tratar de algum procedimento mais detalhado, é muito importante.
- Após o serviço ou procedimento ser realizado, peça que seus atendentes que entrem em contato para fazer uma pesquisa de satisfação do cliente.
- E por último, indicamos que seja pedido aos atuais clientes e pacientes que avaliem o perfil da sua clínica ou consultório médico lá no Google Meu Negócio. Se caso você ainda não tem o seu perfil otimizado na plataforma do Google, tecle aqui e confira como podemos te ajudar com isso.
Hoje em dia o paciente tem muito mais opções e poder de escolha do que antigamente e, por isso, ele se tornou muito mais exigente e seletivo. Desta forma, se o seu objetivo é conquistar este novo público, é preciso que supere os desafios e ofereça a melhor performance de atendimento possível ao paciente.
Portanto, siga as dicas de como melhorar o atendimento presencial da sua clínica ou consultório médico e esteja sempre em evolução com sua equipe, é muito provável que em breve você desfrute de uma série de resultados positivos.
A importância do controle de pesquisas de satisfação do cliente

Você sabia que pode aumentar o faturamento da sua clínica ou consultório médico apenas coletando informações sobre a satisfação dos seus clientes?
Para saber como seu faturamento pode aumentar, primeiro é preciso entender o que é satisfação do cliente/paciente.
A satisfação do cliente/paciente é um dos principais indicadores de sucesso de uma instituição de saúde. O controle das pesquisas de satisfação é essencial para acompanhar o nível de satisfação dos clientes/pacientes e, assim, tomar medidas para melhorar a qualidade das consultas, procedimentos e produtos vendidos.
As pesquisas de satisfação do atendimento ao paciente podem ser realizadas de diversas formas, através de breves questionários impressos oferecidos no próprio local de atendimento, formulários no site ou enviados através do e-mail. Cada clínica ou consultório deve escolher a forma que melhor se adapta às suas necessidades. Leia aqui um artigo sobre Como o NPS pode ajudar na satisfação do paciente em clínicas e consultórios.
O controle das pesquisas de satisfação do cliente/paciente permite identificar problemas e oportunidades, assim mantendo uma evolução para um bom atendimento ao paciente.
A satisfação do cliente/paciente também pode ser vista como um sentimento de recompensa ou de importância que o paciente sente ao passar por um procedimento ou adquirir um produto indicado pelo seu médico. Esse sentimento é resultado da avaliação que ele faz comparando a expectativa de satisfação que tinha antes de consumir com a real experiência de consumo.
Portanto, fazer uma pesquisa de satisfação do cliente é, sem dúvidas, uma decisão vantajosa para sua clínica ou consultório médico.
Conhecer o seu público e entender como ele avalia o atendimento ao paciente e a experiência vivenciada é essencial para aprimorar o trabalho e conquistar ainda mais sua confiança e fidelidade. Em um mercado altamente concorrido, não há como ignorar essa questão. Afinal, seus concorrentes estão de olho!
Agora que você entendeu sobre a importância da pesquisa de satisfação, tecle aqui e leia um artigo que vai te ajudar a reter mais pacientes.