Olá, colega médico! Temos uma ótima notícia para você que já estava cansado das restrições à publicidade médica. Após um longo processo de consulta pública, análises e escuta atenta às sociedades médicas, o Conselho Federal de Medicina (CFM) anunciou uma atualização importante nas regras para a publicidade médica.
A Leadclinic traz para você as atualizações das regras para a publicidade médica, como estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) na Resolução CFM nº 2.336/2023. Essas mudanças entrarão em vigor em 180 dias após a sua publicação, e trazem uma nova perspectiva para a promoção de seus serviços.
Uma Revisão Necessária
Durante muitos anos, o CFM interpretou de forma restritiva os decretos-lei 20.931/32 e 4.113/42, que regulamentam o exercício da medicina e a propaganda médica no Brasil.
Essa interpretação dividia a prática médica em dois cenários: o consultório e serviços autônomos versus o ambiente hospitalar. Porém, após uma revisão cuidadosa desses regulamentos, o CFM percebeu que essa diferenciação deixava de tratar de forma isonômica as duas formas de prática da medicina.
Com a Resolução CFM nº 2.336/2023, o CFM está abrindo novas possibilidades para os médicos divulgarem seus serviços. Agora, você pode mostrar à população a amplitude de seus cuidados médicos, respeitando as regras do mercado, mas preservando a medicina como atividade-meio.
As Principais Alterações nas Novas Regras para Publicidade Médica
1. Divulgação nas Redes Sociais
Agora, você pode utilizar suas redes sociais, como Facebook, Instagram e outras, para compartilhar informações sobre seu trabalho. Mas lembre-se, essa divulgação deve ser informativa, educativa e não pode prometer resultados milagrosos.
2. Publicidade dos Equipamentos
Você também pode anunciar os equipamentos disponíveis em seu consultório ou clínica, desde que respeite as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Isso permite que seus pacientes saibam mais sobre as tecnologias à disposição.
3. Imagens de Pacientes
Uma das mudanças mais significativas diz respeito ao uso de imagens de pacientes. Agora, é permitido o uso dessas imagens de forma educativa, mas com algumas regras importantes. As imagens não podem identificar o paciente, devem ser acompanhadas de textos informativos e não podem ser manipuladas, além de ter a permissão por escrito do paciente.
4. Divulgação de Preços
A nova resolução também autoriza a divulgação dos preços das consultas e a realização de campanhas promocionais. Isso traz mais transparência para seus pacientes.
5. Uso de Imagens de Banco
Se você usar imagens de bancos de imagens, é importante citar a origem e seguir as regras de direitos autorais. Quando as imagens são do seu próprio banco de dados, é necessário obter a autorização do paciente e garantir seu anonimato.
Promoção com Responsabilidade
Com essas mudanças, o CFM reforça o compromisso da medicina com a promoção da saúde e do bem-estar público. A publicidade médica agora se torna uma aliada na educação da população sobre doenças, procedimentos médicos e cuidados com a saúde.
Essas atualizações nas regras para publicidade médica abrem novas portas para você mostrar seu trabalho e educar a sociedade sobre os cuidados com a saúde. Se você é um médico ansioso para aplicar essas novas regras de marketing médico com sucesso, a Leadclinic está aqui para ajudar!
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Lembre-se sempre de agir com responsabilidade, transparência e ética em suas ações de marketing digital. Compartilhe seu conhecimento, promova a medicina e ajude a construir um mundo mais saudável.
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