Criação de site médico, como um domínio pode influenciar na captação de pacientes

Muitos médicos já sabem que o marketing digital se trata de uma ferramenta muito importante para ganhar uma boa presença online e atrair novos pacientes.

Além de expor um pouco do seu trabalho nas redes sociais, ter um site é essencial. Conteúdos interessantes com um design atraente atrairão a atenção de seus visitantes, levando a uma alta probabilidade de convertê-los como novos pacientes. 

Mas para criar um site médico e tê-lo online, você precisa configurar um nome de domínio. Esta tarefa acaba sendo mais difícil do que parece, porque o nome de domínio errado pode prejudicar seriamente a exposição do seu trabalho ou da sua marca. Enquanto o nome de domínio certo pode melhorar seus resultados de maneiras que você nem imagina. 

Agora que você já sabe a importância de um nome de domínio, você precisa saber que esses domínios são limitados e você precisa correr o mais rápido possível para garantir o seu domínio e a sua segurança.

O que é um nome de domínio e como ele influencia na criação de site médico? 

O domínio de um site nada mais é do que o endereço eletrônico que o possível cliente e paciente digita em um navegador para chegar até o seu site. Consiste no nome escolhido e a extensão, como por exemplo: .com ou .com.br.

Por exemplo, a Leadclinic tem o seguinte domínio: leadclinic.com.br
Leadclinic é o nosso nome e .com.br é a extensão escolhida, digitando em seu navegador você será redirecionado até nosso web site.

Site médico


Assim como seu endereço físico, seu endereço virtual é único. Logo os pacientes encontrarão você mais facilmente e conseguirão ter acesso a sua página através dessas tags. 

Mas é aqui que geralmente está o problema: cada domínio é único, e os melhores domínios são adquiridos primeiro.

Quando a Internet começou a ser utilizada, lá em 1996 para fins comerciais, o número de nomes de domínios brasileiros aumentou. Há 18 anos atrás, eram 7.500, hoje esse número supera 3 milhões. O país está entre os 10 primeiros no ranking de mais nomes de domínio registrados no mundo. 

A Internet é como uma grande cidade. Quando uma cidade está se iniciando, ela tem vários lotes disponíveis. As pessoas podem comprar de acordo com suas necessidades e preferências, e é quem chega primeiro que consegue os melhores lotes. 

A mesma coisa acontece na Internet. Os nomes de domínio funcionam como lotes na cidade. Os que chegam antes conseguem bons lotes, ou seja, bons domínios antes de todo mundo, os que chegam atrasados ​​precisam ser mais criativos ou pagar mais para conseguir um bom endereço. 

Muitos médicos já sabem que a internet e o marketing médico contribuem para uma carreira de sucesso, consequentemente aumentando o fluxo de agendamentos em seus consultórios e clínicas. Portanto, a competição por bons nomes de domínio de site médico se torna mais difícil. Você não quer ficar para trás, quer? 

Se você está pensando em investir em marketing médico (e se não estiver, deveria estar), agora é a hora de obter seu próprio domínio para a criação do seu site, mesmo que você não tenha um site de fato no momento. Quanto antes você fizer sua aquisição, maior a chance de conseguir um bom domínio de site médico. 

Qual a definição de um bom domínio para a criação de site médico?

Um bom nome de domínio se trata daquele que expressa bem a sua marca, comunica-se de forma eficaz com os pacientes, além de ajudar a classificar seu site no Google e em outros motores de busca. Continue lendo para saber mais.

Do ponto de vista da marca

Um nome de domínio é a sua marca na Internet, por isso deve expressar bem o conceito da sua clínica ou consultório médico e ser fácil de lembrar para promover ainda mais o seu site.

Você que é médico provavelmente deve estar pensando em adicionar seu nome como um nome de domínio do seu site médico, certo? Esta é uma boa estratégia que o ajudará a diferenciar-se da concorrência desde que você realize uma forte fixação do seu nome em relação a sua área de atuação em toda sua região. 

Se você deseja que mais profissionais trabalhem com você, à medida que sua empresa cresce, esse domínio não fará mais sentido. 

Isso porque o domínio deve estar alinhado com a sua estratégia. Portanto, pense cuidadosamente sobre seus planos de longo prazo antes de comprar um registro. 

Do ponto de vista do paciente 

O nome do domínio para criação do seu site médico deve ser fácil de entender e lembrar, para que os pacientes possam encontrá-lo facilmente, além de indicarem sua página. 

Seu nome de domínio não deve ser muito longo ou complicado de escrever ou pronunciar. Caso contrário, além das pessoas esquecerem seu endereço, elas podem acabar em outra página com conteúdos semelhantes ao seu. 

A seguir preparamos algumas dicas para te auxiliar na hora de escolher um nome de domínio eficaz para criação de site médico:

  • Tente mantê-lo entre 3 e 12 caracteres (excluindo a extensão)
  • Evite palavras difíceis de soletrar e pronunciar
  • Evite números e símbolos a menos que sejam importantes para sua marca
  • Evite colocar letras repetidas em seguida
  • Evite palavras ambíguas e com mais de uma grafia 
  • Selecione a extensão apropriada, .com.br geralmente é o mais aceito pelos usuários e que mais
    aumenta a credibilidade.

Domínio de site médico do ponto de vista do Google 

Quando nos referimos ao Google, falamos também de SEO, que significa a otimização de mecanismos de busca. SEO são medidas de marketing digital que visam melhorar organicamente o desempenho do site, ou seja, sem gastar com anúncios. Se você conseguir aparecer de forma orgânica no Google, obterá resultados a um custo muito baixo.

Claro, isso depois de muito trabalho na criação de conteúdo e na melhoria do site, podendo até levar anos sem os famosos anúncios.

Se quiser saber mais sobre o SEO e qual a importância dele no setor da saúde, preparamos um artigo completo para você. Tecle aqui e saiba mais.

O domínio é um dos fatores que influenciam o ranking do Google.

Quanto melhor for o seu nome de domínio em termos de otimização de mecanismos de pesquisa, maiores serão suas chances de conquistar um bom ranking.

Sabemos que o Google trabalha com palavras-chave. Com isso em mente, usar uma palavra-chave relacionada ao setor da sua especialidade, e o nome de sua cidade como seu nome de domínio do seu site médico, por exemplo, ajudará você a se posicionar melhor para aqueles que procuram seu setor em seus nichos e, assim, direcionar mais tráfego para seu site.  

Porém, use palavras-chave apenas se o conteúdo e a estratégia do seu site correspondem a elas, pois incluir apenas palavras-chaves aleatórias em seu domínio não o levará ao topo das páginas de pesquisa, pelo contrário, o Google pode entender o que você esteja tentando fazer, e bani-lo da plataforma.

Temos aqui um exemplo de um site de um dos nossos clientes que funciona muito bem:

https://psiquiatrajoseaugusto.com.br/

Este é um domínio que tem melhor engajamento e se destaca facilmente no Google ajudando a atrair mais pacientes, seja através de anúncios ou até mesmo de forma orgânica.

Vale lembrar que: não é uma boa escolha de domínio de site médico em dois casos: 

  1. Se o seu objetivo principal é fortalecer sua marca pessoal, nesse caso, a melhor escolha é um domínio com o seu nome mesmo. 
  1. Se caso você tem vontade de expandir sua clínica ou consultório médico no futuro ou ainda não tem certeza qual de é seu principal objetivo, a melhor opção é colocar o nome da clínica como nome de domínio. 

No curto ou médio prazo, essas duas opções não devem dar os melhores resultados em termos de volume de pacientes, mas no longo prazo, essas opções são as melhores. 

Outro fator importante para o Google é a idade do domínio, que se refere a quanto tempo um site existe. Apenas criar um site e deixá-lo voar sozinho não é suficiente. De qualquer forma, é melhor assim do que fechar o site. 

Sabendo disso, justifica porquê você deveria pensar sobre qual é o seu nome de domínio para o longo prazo. Se você estiver usando seu nome personalizado, por exemplo, como um domínio para poder comprar outro domínio clínico no futuro, será necessário recomeçar tudo de novo para que o fator de idade do domínio seja válido. Então, planeje com antecedência! 

Depois de considerar tudo isso  e escolher um nome de domínio de criação de site médico, você está pronto para registrá-lo. 

Como registrar um domínio

Depois de decidir o seu domínio, é hora de verificar se ele está disponível.

O primeiro passo é abrir o Registro.br e verificar a disponibilidade. Esta pesquisa é realizada diretamente no site. Se o domínio já estiver registrado, uma lista de extensões disponíveis para esse domínio será exibida. Você verá opções que nem sempre são boas, mas vale a pena conferir todas.

Se o domínio estiver disponível, o próximo passo é registrá-lo no próprio site Registro.br. Após o pagamento ser efetuado pelo site do Registro.br, você receberá a confirmação de que o nome de domínio já está vinculado à sua conta e disponível para a criação de seu site médico.

Registre um nome de domínio por um período mais longo e acompanhe seu status e data de expiração. Assim você garante que ele não irá expirar e abrir a oportunidade de outro usuário obtê-lo. Se não for atualizado, seu site ficará offline automaticamente até que isso seja resolvido. 

É importante observar que não são cobradas taxas adicionais pelo nome de domínio além das especificadas no momento da compra. Se você receber uma carta do Registro.br solicitando a isenção de várias taxas, ignore-a. 

Após isso, é só começar o desenvolvimento da criação do seu site. Você pode tentar fazer por conta própria, ou pode contratar uma agência de marketing médico, especializada em desenvolvimento e estratégias para o setor da saúde como a Leadclinic.

Entre em contato agora teclando aqui e saiba como podemos ajudar você com a criação do seu site médico e como isso pode atrair novos pacientes.

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