3 métricas para colocar sites médicos no topo do Google

3 métricas para colocar sites médicos no topo do Google… Parece até brincadeira não é mesmo? Continue lendo para descobrir tudo sobre o assunto.

Imagine o seguinte cenário: Você acessa um site em um celular, laptop ou navegador da web e leva alguns segundos ou até minutos para carregar. Além disso, quando a página parece ter finalmente carregado, você tecla em links e botões que também demoram muito para abrir e mudam de posição na tela porque a página ainda não foi totalmente carregada.

O que você faz quando tem esse tipo de experiência em um site? Você e muitas outras pessoas provavelmente ficam frustradas, desistem, fecham o site lento e instável e procuram uma outra alternativa na internet, provavelmente o concorrente daquela empresa.

Consequentemente, na hora de interagir com as pessoas na internet não basta ter um blog com conteúdo informativo e relevante ou sites médicos com produtos e serviços que possam resolver os problemas da pessoa que sua clínica ou consultório deseja converter. É preciso que os visitantes possam ter acesso ao conteúdo da página otimizado para SEO e aos produtos e serviços que você oferece em uma página online que carrega rapidamente, responde rapidamente às ações do visitante e oferece estabilidade visual.

Ocorrendo o contrário, seu site será abandonado em segundos e você perderá oportunidades de atrair e fidelizar clientes e pacientes.

Para fornecer aos visitantes uma experiência de alta qualidade, o Google desenvolveu o Core Web Vitals, três métricas para avaliar a velocidade de carregamento, a interação e a estabilidade visual de um site, que são métricas cruciais para o sucesso do site da sua clínica ou consultório e para uma boa experiência de navegação dos seus potenciais clientes e pacientes.

Se você ainda não sabe quais são as vantagens de se ter um site médico, acesse e leia também o nosso artigo: Site para médicos e clínicas 2023, quais as vantagens e benefícios?

O que é Core Web Vitals?

Core Web Vitals é o conjunto de medidas que o Google desenvolveu para avaliar a qualidade da experiência dos visitantes de um site na internet em relação à velocidade de carregamento, interatividade e estabilidade visual de uma página online.

Como já mencionado antes, o principal relatório de desempenho é dividido em três métricas principais.

1 Largest Contentful Paint (LCP) ou Maior Renderização de Conteúdo

Essa métrica é usada para medir a rapidez com que uma página é carregada no navegador para exibição ao visitante.

A “Maior Renderização de Conteúdo” é uma métrica muito segura para analisar esse fator, já que vai desde o início do carregamento da página até o seu elemento mais importante, que pode ser um vídeo, uma imagem ou o próprio texto, sendo renderizado (está pronto para ser processado para exibição).

O Google considera uma página com boa velocidade de carregamento, medida pelo LCP, quando carrega em até 2,5 segundos. Tempos de carregamento de 2,3 a 4 segundos são razoáveis, mas precisa melhorar.

Sites médicos que demoram mais de 4 segundos para carregar são consideradas falhas de acordo com a métrica LCP e precisam urgentemente de melhorias para proporcionar uma boa experiência ao visitante.

2 First Input Delay (FID) ou Atraso da Primeira Entrada

Essa métrica mede o tempo entre a primeira ação ou interação do visitante com um site médico e quando a página inicializa e para de responder a essa ação ou interação.

Um exemplo para que você entenda melhor: Você acessa um site e antes que ele termine de carregar, você tecla em um link para outra página no mesmo site. Nesse caso, sua mudança para outra página não terá efeito até que a tarefa inicial de carregamento do site seja terminada.

Assim, a métrica FID pode ser generalizada como o tempo que um site médico leva para responder a uma ação ou interação.

A métrica “Atraso da Primeira Entrada” é boa quando está abaixo de 100 milissegundos; entre 100 e 300 milissegundos está ok, mas precisa ser melhorada; é ruim se estiver acima de 300 milissegundos e precisa ser melhorada com urgência.

3 Cumulative Layout Shift (CLS) ou Mudança Cumulativa de Layout

A métrica “Mudança Cumulativa de Layout” é responsável por monitorar as mudanças nas posições iniciais dos elementos visíveis na página, ou seja, a estabilidade visual, que impactam a experiência de navegação dos visitantes.

Essas alterações inesperadas no layout do seu site médico podem fazer, por exemplo, um visitante teclar em um botão ou link e alterar suas posições na tela porque a página ainda não foi totalmente carregada. Como resultado, o visitante não realiza a ação desejada e pode teclar em determinados lugares do site que não são sua intenção ou interesse.

Com base em fatores como o tamanho da viewport e a movimentação desses elementos no navegador, o site ganha uma pontuação CLS a partir de 0,1, que é classificada como boa.

Uma pontuação entre 0,1 e 0,25 é considerada regular, mas precisa melhorar, e é ruim se estiver acima de 0,25 e precisa melhorar o mais rápido possível.

Assim, essas 3 métricas relacionados à experiência do visitante em sites médicos são classificadas no algoritmo do Google, juntamente com outros indicadores de experiência (também conhecidos como The Page Experience Ranking Factor, ou O Fator de Ranqueamento da Experiência da Página).

Esses outros indicadores da experiência online dos usuários são: compatibilidade com dispositivos móveis, navegação segura, criptografia do protocolo HTTPS e ausência de intersticiais irritantes, como pop-ups.

Vale a pena notar que o Google usa o conceito do 75º percentil de todas as visualizações para classificar o desempenho geral de uma página em relação as 3 métricas do Core Web Vitals.

Em outras palavras, se pelo menos 75% de todas as vezes que seu site médico for visualizado, e conseguir atingir a nota “boa”, ele será considerado aprovado nessa métrica dentro da Core Web Vitals.

Por outro lado, se um site médico for classificado como “Ruim” em pelo menos 25% das visualizações, os algoritmos do Google determinam que a página oferece uma experiência ruim com base nos indicadores analisados.

Como melhorar os indicadores de métricas de Core Web Vitals em sites médicos.

As métricas do Core Web Vitals que avaliam a velocidade de carregamento, a interatividade e a estabilidade visual de sites médicos são importantes pois impactam diretamente no ranqueamento de exibição entre os resultados de busca feitas no Google.

Consequentemente, é altamente recomendável avaliar o desempenho do seu site médico em relação a esses três elementos e, se necessário, fazer melhorias e ajustes que permitam uma melhor experiência aos seus visitantes.

Aqui estão algumas dicas para melhorar a pontuação da métrica Core Web Vitals:

Melhoria de Maior Renderização de Conteúdo (LCP)

Segundo o próprio Google, o principal fator que afeta a velocidade de carregamento de uma página está ligado ao tempo de resposta do servidor, que ocasiona atrasos nos direcionamentos dentro de sites médicos. 

Por isso é importante contratar uma hospedagem para o seu site com um servidor de qualidade e confiança.

Quais ferramentas usar para monitorar os principais sinais vitais da Web em sites médicos?

Agora você já entendeu a importância das métricas e indicadores do Core Web Vitals para o sucesso do seu site médico e a qualidade da navegação de seus visitantes e potenciais clientes e pacientes.

Ao avaliar essas métricas importantes para a experiência do visitante, o Google analisa dois conjuntos de dados: Field Data (ou Dados de Campo) e Lab Test Data (Dados de Testes em Laboratório).

Dados de campo são dados gerados a partir da experiência real do visitante no seu site médico. Dados de teste em laboratório são dados aproximados criados em um ambiente de teste que simula a experiência do visitante.

A métrica FID só pode ser medida com base em dados de campo, ou seja, a experiência de navegação de pessoas reais e suas interações com um site. Por outro lado, as métricas LCP e CLS podem ser testadas tanto com dados reais do visitante quanto com simulações.

Em seguida iremos te apresentar algumas algumas ferramentas que verificam e medem os níveis de desempenho de uma página em termos de carregamento, interatividade e estabilidade visual.

Aqui estão 3 dicas de ferramentas para ficar de olho nas métricas do Core Web Vitals e garantir que os usuários de sites médicos tenham a melhor experiência possível:

Relatório de experiência do Usuário Chrome

Este relatório coleta dados anonimamente de usuários reais usando o navegador Chrome do Google e analisa cada uma das três métricas do Core Web Vitals.

Dessa forma, os proprietários podem avaliar rapidamente o desempenho de suas páginas e sites médicos com uma única ferramenta.

Google PageSpeed Insights

Com base em dados de campo (ou seja, dados da experiência real do visitante), o PageSpeed ​​Insights pode avaliar a velocidade de carregamento de qualquer site médico e atribuir uma pontuação de 0 a 100.

Para isso, digite a URL do endereço de e-mail no campo de análise que aparece na página inicial da ferramenta, você receberá um diagnóstico do desempenho do seu site médico.

Google Search Console

Com o Google Search Console você pode verificar o desempenho de um site médico e verificar os resultados obtidos com os ajustes e melhorias realizadas.

A ferramenta também gera um relatório sobre as métricas do Core Web Vitals, sob o título “Principais Métricas da Web”, juntamente com dados sobre os outros elementos da experiência do visitante.

Aumente a performance de sua clínica ou consultório médico no Google!

Um dos maiores objetivos do Google é fazer com que os usuários tenham experiências de qualidade ao navegarem por sua plataforma.

Em questão de milissegundos um visitante pode perder o foco e o interesse em sites que são lentos para carregar, lentos para responder ou têm imagens instáveis.

É muito importante que os clientes e pacientes em potencial tenham uma boa experiência ao visitar seu blog, página de destino ou sites médicos.

Como vimos, essa experiência positiva do usuário depende de ter bons indicadores de Core Web Vitals, que vão garantir a velocidade de carregamento e interação com a página ou sites médicos e a estabilidade dos elementos visuais.

Sabemos que o grande número de métricas de marketing digital desenvolvidas para mensurar o desempenho dos negócios na internet pode dificultar o acompanhamento dos resultados alcançados e os ajustes que precisam ser feitos.

Por isso, o ideal é contar com uma equipe profissional para que seu site médico não perca performance, e acima de tudo contribua para a atração de novos clientes e pacientes todos os dias.Você sabia que somos especialistas em atração de clientes e pacientes para o setor da saúde?

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