Nós amamos ajudar, quem ama ajudar.

O que mudou e como usar o GA4: a nova versão do Google Analytics 

Você já deve estar sabendo que o Google Analytics mudou, certo? O GA4, a versão mais recente da ferramenta de monitoramento e análise de desempenho de sites do Google, tá diferente e, acredite: tá melhor! 

Além de poder acompanhar a performance de tráfego, conversão e comportamento do usuário de um site ou app, agora é possível ver dados do Google Ads e insights gerados por inteligência artificial 

Mas calma que nem tudo são flores! A interface mudou, a lógica de captação de dados também e isso significa que nós, profissionais de marketing acostumados com o bom e velho GA, enfrentaremos uma curva de aprendizagem até dominar essa ferramenta! 

Pra te ajudar na missão, trouxemos esse artigo explicações sobre a ferramenta, como acessá-la e configurá-la, e algumas das muitas formas que ela pode te ajudar aí!  

O que é o GA4 ou Google Analytics 4? 

A nova versão do Google Analytics substitui o Universal Analytics, oferecendo maior otimização no tratamento de dados e recursos avançados.  

Ela permite coleta de informações sobre o comportamento do usuário em diferentes dispositivos. 

Diferente do Universal Analytics, o GA4 é baseado em uma lógica de eventos, tratando cada interação do usuário como um evento específico. 

Isso possibilita uma análise mais detalhada e precisa do caminho percorrido pelo usuário, fornecendo insights sobre etapas específicas que levam a conversão. 

ga4-1: tela google analytics 4

Fonte: Suporte Google 

O que são eventos no GA4? 

Eventos no Google Analytics são ações específicas realizadas pelos usuários em um site ou aplicativo.  

Essas ações podem ser qualquer interação que você queira rastrear, desde cliques em botões, visualizações de vídeos, downloads de arquivos, preenchimento de formulários, etc. 

Esses eventos são lidos por meio de códigos de rastreamento específicos inseridos nas páginas do site. 

Com o GA4 você pode definir eventos personalizados com base em suas necessidades específicas. 

Deseja entender, por exemplo, qual o caminho percorrido por uma pessoa em uma página de vendas? É possível! 

Você pode, inclusive, configurar metas com base nos eventos que vai mapear naquela página! Por exemplo, se você deseja rastrear cliques em um botão de “Comprar Agora”, você pode definir um evento chamado “Clique no Botão Comprar” e adicionar atributos como o nome do produto ou categoria. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress