Qual a diferença entre Tráfego Pago e Tráfego Orgânico?

Os resultados de buscas além de mostrar os links mais bem posicionados sobre o assunto, também mostram links patrocinados do mesmo assunto.

Uma das ferramentas mais famosas do marketing digital são os aclamados tráfego pago e orgânico. Mas, muitas pessoas não sabem nem sequer o que são ou qual a diferença entre eles. Portanto, neste artigo, vamos entender sobre cada um deles e pensar sobre qual deles faria mais sentido aplicar em seu negócio.

De maneira geral, pode-se dizer que o tráfego orgânico abrange todos os resultados de pesquisa não pagos que um mecanismo como o Google exibe. Neste contexto, um resultado de pesquisa orgânica é exibido devido ao mérito de seu conteúdo, popularidade e como esse conteúdo se relaciona com a palavra-chave da pesquisa.

Por sua vez, quanto ao tráfego pago, ou também como é conhecido anúncios ou patrocinados, os mecanismos de pesquisa exibirão links patrocinados como anúncios juntamente com os resultados da pesquisa orgânica. Podemos dizer que esta é a principal forma de os motores de busca ganharem dinheiro. Bem como, conseguir um maior alcance e audiência.

Vale ressaltar que os anúncios são quase sempre exibidos na parte superior de um resultado de pesquisa ou em uma barra lateral esquerda/direita. Um exemplo prático para observar a presença de anúncios é ao pesquisar no Google, por exemplo, a palavra “urologista”.

Os resultados além de mostrar os links mais bem posicionados sobre o assunto (tráfego orgânico) também irão mostrar links patrocinados de diversos médicos e clínicas relacionados a especialidade (anúncios pagos, logo tráfego pago).

Apenas com tais observações, já é possível compreender a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico. Entretanto, para uma melhor compreensão, vamos nos aprofundar em cada tema e entender como cada um funciona.

Além é claro de compreender a importância do tráfego pago e tráfego orgânico para o marketing médico e demais áreas da saúde.

O que é Tráfego Orgânico?

Neste tópico, vamos entender o que é tráfego orgânico. Mais detalhadamente, sempre que você digita sua consulta de pesquisa no Google, a lista de links que aparecem abaixo dos anúncios são resultados orgânicos. Normalmente, eles aparecem puramente com base na qualidade, conteúdo da página e autoridade de domínio do site.

Levando isso em consideração, os profissionais de marketing digital usam várias estratégias para aumentar a probabilidade de seu site aparecer entre os 10 principais resultados orgânicos. Afinal de contas, a maioria das pessoas não saem sequer da primeira página de resultados fornecida pelos buscadores. Logo, os 10 primeiros resultados são normalmente considerados a fonte de tráfego mais valiosa por vários motivos que veremos a seguir.

Por que estar entre os 10 primeiros resultados de busca?

Os 10 primeiros resultados são a fonte mais confiável de informações quando alguém está considerando uma compra. Além disso, o tráfego orgânico transmite a inteligência dos sites de busca, pois se o seu conteúdo tiver qualidade, ele pode aparecer nas primeiras pesquisas relacionadas à palavra-chave destacada.

Entre outras palavras, para realmente entender sobre o tráfego orgânico, podemos associar os primeiros resultados a um ranking do Google. Neste contexto, os resultados mais bem avaliados pelo buscador irão consequentemente aparecer entre os primeiros resultados.

Portanto, se você se encontrar entre os 5 ou até 10 primeiros lugares nas buscas, pode se parabenizar por ter um conteúdo de qualidade e ser reconhecido pela plataforma.

Vantagens e desvantagens do tráfego orgânico.

Agora que já entendemos o conceito de tráfego orgânico, vamos discutir suas vantagens e desvantagens. Em primeiro lugar, vamos falar dos pontos negativos. A principal desvantagem da pesquisa orgânica do Google é que pode levar vários meses ou até anos para ser indexada e gerar tráfego.

Deste modo, se sua empresa tem um site e você deseja fazer parte dos principais resultados do mecanismo de pesquisa do Google, você precisa se concentrar em garantir que seu site seja otimizado nos lugares certos.

Portanto, ao usar as melhores práticas de SEO em seu site, você naturalmente conseguirá fazer com que os rastreadores do mecanismo de pesquisa entendam o conteúdo e o propósito do seu negócio. O que, consequentemente, favorece o seu site e o levará a uma classificação mais elevada nos mecanismos de pesquisa.

Vale ressaltar que, ainda assim, para aumentar seu tráfego orgânico, você deve ter persistência, paciência e tempo. Todavia, por mais que subir na classificação seja difícil e pode levar tempo, depois de chegar ao topo, você poderá colher os benefícios por um longo período.

O que é Tráfego Pago?

Não há como negar, o marketing médico não diz respeito unicamente à captação do cliente, mas tamb

Já o tráfego pago é marcado como “patrocinado” e é criado por meio de plataforma de publicidade. Embora custe dinheiro, também permite que você alcance um público-alvo muito maior e mais direcionado.

Não à toa, existe uma gama de empresas, médicos e clínicas que usufruem de todos os benefícios do marketing médico e investem também em anúncios para o Google.

Essas ações não somente te ajudarão a superar as mudanças dos algoritmos de otimização do Google, como também irão te ajudar a obter um maior alcance. Além disso, também é uma ótima maneira de envolver todos os seus seguidores, auxiliar no crescimento de seu público, aumentar seu tráfego na web, aumentar sua participação em eventos e vendas de produtos da área da saúde ou estética.

Neste contexto, com uma rede de anúncios, é possível ainda segmentar clientes em potencial com base em renda, interesses, necessidades médicas, eventos, sexo, idade, localização e muito mais. E assim, alcançar o público desejado.

Vantagens do tráfego pago para empresas e profissionais da saúde.

Bom, se você não deseja investir tempo esperando que o SEO funcione em seu site, digo com base no tráfego orgânico, o tráfego pago pode levá-lo até o público-alvo desejado rapidamente. Essa é sem dúvidas, a maior vantagem do tráfego pago.

Dessa maneira, caso você siga as práticas recomendadas, otimize seus anúncios, desenvolva uma página de destino única e tenha um orçamento competitivo para seu setor, poderá atrair os melhores clientes que estão prontos para comprar seu produto ou marcar uma consulta com você.

Entretanto, vale destacar que elaborar uma campanha paga de sucesso não é fácil, mas existem muitos recursos online para ensiná-lo a fazer isso e agências que podem assumir por você. Neste ponto, nós podemos te ajudar. Para saber como, clique aqui e entre em contato com um de nossos especialistas em gestão de anúncios.

Outro ponto interessante é que o tráfego pago proporciona a oportunidade de colocar seu serviço ou produto diante de pessoas que estão procurando por eles. Assim, aquela pessoa que está desejando ter uma consulta ou um paciente em potencial que precisa de conhecimento e atendimento, será redirecionado para seu site.

Qual é o melhor: tráfego pago ou tráfego orgânico?

Ok, depois de todas essas informações, agora você deve estar se perguntando: “O que é melhor: tráfego pago ou tráfego orgânico?”. Bem, alguns dirão que “grátis é sempre melhor”, enquanto outros dirão “Você obtém o que paga”. Entretanto, tudo depende do seu objetivo.

Neste contexto, se você está apenas começando com atendimentos e tem algum dinheiro sobrando, uma campanha paga produzirá resultados mais rápidos do que uma estratégia orgânica. Mas, se você deseja algo que seja perene, o melhor é investir no tráfego orgânico.

De qualquer forma, para executar uma campanha otimizada de tráfego que traga bons resultados, uma junção das duas estratégias é a melhor opção.

Ficou com alguma dúvida? Clique aqui e fale com um de nossos especialistas em gestão de anúncios. Ah e não se esqueça de nos seguir nas redes sociais e acompanhar o nosso blog.

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