E-mail marketing médico, o que é e qual a sua importância?

Atualmente, o E-mail Marketing é um dos meios mais poderosos para manter a audiência engajada e envolvida com uma marca ou negócio. E isso inclui também o marketing médico e na área da saúde. Isso porque, através do E-mail Marketing Médico é possível ter um contato direto e a longo prazo com os clientes, pacientes, leads e prospectos.

Neste contexto, é possível trabalhar em qualquer etapa do funil e ter resultados efetivos sem muita complexidade.

Há muito tempo, a maioria dos profissionais de marketing digital reconheceu que o e-mail tem um papel importante a desempenhar como parte de uma estratégia de marketing abrangente. Neste contexto, os e-mails têm se mostrado muito eficazes em nutrir pessoas potenciais e convertê-las em clientes.

O mesmo vale para o marketing médico, que da mesma forma, pode utilizar o canal de e-mail marketing médico para atrair mais e mais pacientes.

Além disso, o E-mail Marketing Médico também é um bom canal para manter contato com uma base de clientes já existente, caso desejem adquirir patrocinados ou outros produtos e serviços. No mais, manter esses profissionais estabelecidos no seu circuito, fortalece o vínculo entre eles e sua marca.

A seguir, vamos entender e explicar o porquê o marketing por e-mail continua vivo e bem usado. Portanto, continue lendo até o final e descubra como aplicá-lo e obter ótimos resultados para qualquer que seja o seu negócio ou empresa.

O que é e-mail marketing médico?

O E-mail Marketing Médico se trata do envio de mensagens, rastreamento de respostas e manutenção de cancelamentos de assinantes. Assim, pode-se dizer que é uma forma de entreter, engajar e atrair clientes com e-mails chamativos, de baixo custo e com conteúdo de qualidade.

Vale ressaltar que ao contrário do que muitas pessoas pensam, a estratégia de e-mail marketing médico ainda traz ótimos resultados. Mas é importante destacar que é preciso sobretudo saber executá-la. Agora vamos entender no próximo tópico, como funciona o E-mail Marketing Médico.

Como funciona o e-mail marketing?

De maneira geral, o funcionamento do E-mail Marketing Médico é baseado na atração de clientes com conteúdo no corpo do texto que prende a atenção do leitor. O que por sua vez, faz com que ele se interesse pelo serviço ofertado.

Dessa maneira, para dar certo, é importante que a mensagem seja relevante. Ou seja, o conteúdo precisa ser sobre algo com que o cliente em potencial se preocupe ou possa estar interessado. Logo, quanto mais personalizado for, melhor será sua chance de fazer com que as pessoas o leiam e ajam de acordo com ele.

Além disso, você deve intrigar quem está lendo e deixar aquela famosa “pulga atrás da orelha”. Portanto, pense e analise se a sua linha de assunto é de fato atraente para o seu público em potencial.

Como aplicar o e-mail marketing médico de forma correta

Quando construímos algo, o planejamento é fundamental para colher bons resultados. Neste contexto, o conceito de “como, onde e quando” é um fator tão crítico para construir sua lista de E-mail Marketing Médico quanto para garantir o sucesso dessa ferramenta ou de qualquer outra coisa que você possa criar.

Tenha em mente que, um público relevante e engajado é crucial para o sucesso da entrega, e, portanto, ter a lista de pessoas corretas é um bom começo. Assim, para dar certo, entenda seu público-alvo.

Outro ponto importante para complementar a ferramenta de marketing por e-mail, é a criação de um conteúdo acessível, chamativo e de qualidade. O que consequentemente, será fundamental para chamar a atenção de seus clientes para o seu site.

Da mesma forma, escolher uma plataforma/solução para enviar e gerenciar suas respostas também é importante. Bem como, se concentrar na construção de sua lista de e-mail. Quanto a isso, será que a melhor maneira é comprar ou construir uma lista para e-mail marketing? Construir é claro! Entenda mais a seguir:

Porque não comprar e sim construir listas para e-mail marketing

Enviar um e-mail aleatório, mesmo que seja relevante para os interesses e negócios do destinatário, é o mesmo que fazer uma ligação não solicitada. Entenda que seu público não pediu para ser contatado e pode não estar receptivo a ouvir de você. Portanto, construir sua lista é crucial para o sucesso da sua estratégia.

Algumas pessoas pensam que o marketing por e-mail é uma espécie de spam e bem, na verdade essa avaliação está incorreta. Na verdade, geralmente começa quando os visitantes do site “optam” voluntariamente por serem adicionados a um banco de dados de nomes comercializáveis.

Neste caso, eles podem se inscrever para receber um boletim informativo ou promoção, preencher um formulário em seu site ou seguir você nas redes sociais. Você sabe como trabalhar sua marca nas redes sociais da sua empresa? Preparamos um artigo com dados que não podem faltas nas redes sociais de clínicas e consultórios médicos, acesse teclando aqui.

Além de se questionar se ele compra o seu produto, liga para você, marca uma consulta ou reunião. Sempre tenha em mente que as informações ou notícias que você forneceu devem ser úteis para eles. Dessa maneira, seu e-mail deve motivar o destinatário a abrir e realizar outras ações.

Como observado, é melhor construir sua lista de e-mail com pessoas que desejam ouvi-lo, em vez de comprar listas de e-mail ou obter endereços de e-mail de outras fontes. Portanto, atente-se a isso, pois comprar uma lista de e-mail pode gerar o efeito contrário e afastar as pessoas da sua marca, empresa ou redes sociais.

Por outro lado, com uma lista construída, você garante que o e-mail seja algo que o destinatário realmente deseja e, portanto, receberá melhores resultados.

O que enviar e qual a frequência de envios de e-mail marketing?

É importante enviar conteúdo que consiga “sanar” dores dos seus clientes. Assim, mantenha as mensagens consistentes, organize e mantenha seu conteúdo devidamente efetivo. Alguns exemplos de e-mail marketing médico podem englobar desde promoções, mensagens para concluir a compra (não realizada) em seu site, oferecimento de cupom de desconto até a introdução de um novo produto promissor, entre outras.

Dessa maneira, garanta que sua comunicação seja de alta qualidade e certifique-se de que as partes interessadas adequadas sejam envolvidas ao longo do caminho. Ah e não se esqueça de se certificar de que todos os outros departamentos da sua empresa (além do setor de Marketing) estejam cientes de seus esforços de comunicação.

Isso garante que os funcionários que lidam com o cliente tenham todas as informações de que precisam para responder às perguntas sobre suas campanhas. Preparar todo o time é essencial!

No quesito frequência de envio, por sua vez, é importante que esta não seja muito exagerada e nem tampouco escassa. Convenhamos que não é legal ficar recebendo e-mails todos os dias e isso além de inconveniente, pode demonstrar desespero.

Certifique-se de enviar entre uma e cinco vezes por mês. Essa frequência, já é o suficiente para lembrar o seu cliente sobre o assunto em questão e rastrear o sucesso de suas correspondências.

A importância de ter o e-mail marketing médico para a sua clínica ou consultório médico

Como vimos acima, em primeiro lugar, o marketing por e-mail é eficaz em termos de custos. Afinal de contas, a grande maioria das plataformas de e-mail são frequentemente gratuitas ou com preços muito acessíveis.

Além disso, as campanhas de e-mail marketing médico são muito fáceis de implementar. Isso porque, com a ajuda de ferramentas de automação de e-mail, você pode executar campanhas de e-mail 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem o seu envolvimento direto. Para isso, basta fazer a configuração inicial e tudo funciona por si mesmo a partir daí.

Por último, o e-mail marketing médico é altamente lucrativo. Pois, o marketing por e-mail é uma das maneiras mais fáceis de oferecer conteúdo continuamente e obter retornos de lucro substanciais. Logo, é considerado um investimento empresarial consistente e testado que traz resultados surpreendentes.

Vale destacar que, para usar o e-mail de forma eficaz, você precisará de um conhecimento sólido das melhores práticas de design de e-mail, um olho para a capacidade de entrega de e-mail e um talento a mais para desenvolver conteúdo envolvente que visa públicos específicos.

Neste contexto, nós da Leadclinic podemos te ajudar, por isso, se você quer desenvolver uma ótima estratégia para marketing médico, clique aqui e descubra como podemos ajudar. Ah e não se esqueça de acessar o nosso blog e conferir outros títulos que podem te interessar.

Marketing e Gestão para Saúde
Neste artigo vamos entender o que é o e-mail marketing médico, como trabalhar com essa ferramenta e obter resultados positivos para sua empresa.
Confira

Transforme conversas em negócios

Simplifique e Potencialize o Atendimento do Seu Consultório ou Clínica

Descubra um novo nível de atendimento e gestão com WhatsApp, Instagram e Facebook totalmenmte integrado a um poderoso CRM

Atenda contatos e pacientes através do WhatsApp, Instagram e Facebook com um único sistema