A  internet chegou para somar e disseminar conhecimento e isso acontece de diversas formas. Neste conceito, a busca por informações sobre uma possível enfermidade que acomete o usuário faz com que ele acabe por se sentir próximo do médico ou empresa de saúde que consegue sanar suas dúvidas sobre aquele tema que procura.

Desse modo, inicia-se uma relação de confiança que provavelmente levará à busca pelo profissional que consultou na web. Esta é sem dúvidas uma das vantagens de ter um blog médico. Mas, você sabe o que é um blog?

O que é um Blog?

Para compreender o processo todo, vamos iniciar pelo bê-á-bá de o que é um blog. Em resumo, blog é uma forma mais simplificada de site. Sendo assim, trata-se de um endereço com programação básica que permite com que as atualizações sejam menos complicadas, tornando-se mais constantes.

O que por sua vez, faz com que a frequência de acessos também seja maior. Logo, o blog pode, inclusive, estar dentro de um site, tornando assim a visita a ambos mais dinâmica.

Com a facilidade de atualização, o blog médico acaba por se mostrar uma ferramenta de aproximação com o usuário. Isso porque, a possibilidade de abordar mais temas aumentam as chances de tocar no assunto que seu cliente/paciente busca. E assim, acertar o alvo correto.

Logo, as chances de ele voltar para consultar outro tema ou até mesmo voltar unicamente para ver sobre o que você está escrevendo, é muito maior. Neste contexto, os benefícios também podem ser usufruídos pelo blog médico, que além de se conectar com a audiência, aumenta as chances de conquistar novos pacientes.

Qual a frequência ideal de postagem para blogs

Nutrir o seu blog com uma frequência considerável é um ponto muito importante. Assim como as pessoas não gostam de ler um jornal com uma única notícia ou notícia velha, elas não gostam de ler um blog com poucos artigos ou artigos desatualizados.

Portanto, mantenha-se ligado nesse fator. A necessidade de constância, inclusive uma constância que seu usuário possa prever, trazem junto um público confiante e fiel.

O ideal é que você não passe muito tempo sem alguma atualização, entretanto, fique atento: o conteúdo que você irá publicar deve ser de qualidade para gerar essa confiança no usuário. Então, defina sua possibilidade, a estabeleça e trabalhe para que seus artigos tenham qualidade e relevância.

Talvez você consiga atualizar seu blog todo dia ou talvez consiga apenas uma vez por semana, mas de nada adiantará ter uma publicação periódica se ela for rasa ou sem utilidade.

Aqui vale salientar que, para o mecanismo de buscas do Google, que é quem irá ranquear seu blog, a frequência é um critério-chave a ser levado em conta. Porém, esse critério será somado à propriedade do artigo e do próprio assunto abordado no blog médico, entre outros.

Agora que compreendemos esse fator, vamos descobrir a seguir quais assuntos abordar em um blog médico.

Quais assuntos abordar em um Blog Médico?

Basicamente, para se aproximar do público que se deseja, é importante que você explique, de forma acessível a ele, o seu trabalho. Sendo você empresa ou médico. A ideia é que quem você quer atingir entenda o que você diz.

Então, se você for pediatra, por exemplo, pode falar sobre vacinas, consultas periódicas, dicas relacionadas à saúde e também ao desenvolvimento infantil. Ou seja, assuntos que tragam para perto, os pais das crianças, que normalmente formam o público que você busca.

Cada especialidade, seja ela do médico ou da empresa, têm seus viés e peculiaridades sobre o tema a abordar. Porém, todas tem muitos assuntos gerais em comum, são eles:

Doenças relacionadas à especialidade

Cuidados para evitar determinadas enfermidades

Estudos com novidades sobre assuntos ligados à área de atuação

Desmistificar temas que causam comumente medo ou algum tipo de tabu

Dicas de saúde em geral

Experiências vividas por você sobre casos temáticos possíveis de dividir, entre outros.

Além de todos os tópicos a serem abordados, existe também muita curiosidade envolvida. Seja ela sobre um problema pessoal ou ainda por soluções e/ou descobertas. Nestes casos, o cliente/paciente/persona faz sua busca guiado quase sempre por uma curiosidade que o consome. Logo, se os seus posts incitarem e suprirem a curiosidade de quem o busca, contará certamente com sua audiência e confiança.

Por que investir em um Blog Médico?

Não há como negar, o marketing médico não diz respeito unicamente à captação do cliente, mas também de cuidar dele como um todo. Assim, quando terceirizando esse ponto, a sua única preocupação será com, de fato, a saúde dele.

Um blog, assim como todo o marketing voltado ao meio médico, demanda tempo, conhecimento e dedicação. E isso pode “roubar” você do seu real trabalho. Para isso, você pode terceirizar essa função e evitar o acúmulo de tarefas sobre você.

O que por sua vez lhe ajudará a traçar planos e estratégias para que o alcance até o cliente e a manutenção deles, bem como para que sua fidelização de fato aconteça. Sendo assim, um grande aliado à sua própria competência.

Vale destacar que depender unicamente da divulgação boca-a-boca já não faz mais parte do cenário atual. A necessidade de integrar o mundo virtual e de fato ser ativo dentro dele para que os clientes vejam que você está atualizado e não obsoleto existe.

Portanto, se inserir no mundo do marketing médico pode trazer a você e ao seu negócio muito mais visibilidade e retorno.

A Importância (benefícios) de ter um Blog para empresas e profissionais da saúde.

Assumindo que a intenção final de todo site ou blog é converter em algum tipo de venda, o blog médico, por sua vez, acaba personalizando mais a relação entre quem escreve (médico) e quem lê (possível paciente).

Deste modo, tende a induzir ainda mais essa conversão, principalmente porque aproxima o médico ou empresa médica do seu consumidor final, de forma a estabelecer de fato uma ligação entre eles.

Utilizando-se dessa ferramenta de forma apropriada, você pode unir a disseminação de informação, que por si só já é um grande ganho social com a conversão em consumo dos seus serviços. Afinal, se o seu cliente passar a acompanhar seus post com confiança e dando a você a devida credibilidade, certamente quando necessitar de serviços da sua área irá procurá-lo.

Não sabe como organizar essa estratégia e colocá-la em prática? Nós da Leadclinic podemos te ajudar!

Basta entrar em contato com a nossa equipe responsável pela gestão de conteúdo e conquistar suas metas e objetivos com o marketing médico!