Vivemos atualmente em uma era digital. Desta forma, os profissionais de saúde também devem adotá-la para conquistar novos clientes e se atualizar. Isso porque, os pacientes que os médicos esperam estão o procurando na Internet. Ou seja, as pessoas estão cada vez mais procurando por médicos em sites e verificando suas avaliações. Afinal de contas, hoje é o jeito mais fácil de encontrar algum médico que não se conhece.

Pensando nisso, reunimos no artigo de hoje informações importantes sobre como o marketing médico pode te ajudar e como implementar as estratégias para a sua clínica, hospital ou consultório. Confira a seguir.

O que é Marketing Médico?

Em geral, o marketing médico ou também como é conhecido, marketing de saúde trata-se de um conjunto de ações que ajudam a melhorar a percepção das pessoas sobre o trabalho ofertado pelo profissional; conquistar um maior volume de pacientes e promover ações que aumentam os resultados e o faturamento.

Assim, o marketing médico é uma combinação de serviços médicos, como você apresenta sua prática médica, sua equipe, seu site, seu SEO, seu software, suas avaliações online, sua publicidade tradicional, sua mídia social, sua presença digital e publicidade online.

De acordo com especialistas, “o marketing de saúde envolve criar, comunicar e fornecer informações e intervenções de saúde usando estratégias centradas no cliente e baseadas na ciência para proteger e promover a saúde de diversas pessoas”.

Em termos simples, consiste em promover três aspectos importantes, sendo eles:

Estar presente no google pode te ajudar a conseguir novos pacientes

O Google é uma das poucas estratégias de marketing que permitem que você se conecte diretamente com seu público. Você sabe quem está interessado em seu negócio, principalmente porque eles escolhem seguir sua conta de mídia social, interagem, visitam sites e podem comprar seu produto.

Assim, crianças, adolescentes, idosos e adultos acessam e seguem muitos desses sites, o que cria ótimas oportunidades para sua empresa alcançar leads, clientes e pacientes. Neste contexto, você tem inúmeras oportunidades de alcançar clientes e pode envolvê-los nessas diferentes plataformas.

Além disso, você obtém informações valiosas sobre seus clientes, pois, com a conexão direta com o público, é possível conhecê-lo melhor e assim criar estratégias que apresentem soluções para suas dores. Desta maneira, observar o comportamento de sua audiência, quem e como interagem com suas postagens, lhe ajuda a adaptar sua estratégia de marketing médico e torná-la mais assertiva para conquistar os objetivos e metas desejadas. Neste caso, sejam eles aumentar o número de pacientes, consultas ou venda de produtos e/ou serviços.

Outro ponto muito interessante, é que é possível observar como seu público percebe seu negócio. E sim, é sempre bom saber como os outros veem seu negócio. Afinal de contas, somente assim é possível entender suas queixas e se moldar conforme o possível para melhorar sua imagem.

Neste ponto, com o Google, você sabe o que seu público pensa da sua empresa. Logo, é uma grande vantagem do marketing de mídia social. Principalmente, porque você pode capitalizar os aspectos que as pessoas gostam no seu negócio e corrigir os elementos que elas não gostam.

Seu conteúdo pode ajudar milhares de pessoas

Além de tudo o que já foi destacado, vale ressaltar que o contato do público com os especialistas pode alavancar qualquer que seja o negócio. Inclusive, os da área médica. Neste caso, quando você apresenta informações da sua área de atuação que podem solucionar questionamentos de sua audiência, você basicamente constrói um vínculo de confiança. Ademais, quando você se conecta com leads interessados, você os expõe à sua marca.

Entretanto, é importante publicar conteúdo de qualidade, uma vez que isso lhe ajuda a ser reconhecido como profissional e especialista. Consequentemente, toda a vez que seu público-alvo tiver alguma dúvida, ele irá te procurar. Da mesma maneira, quando ele precisar de sua especialidade, as chances de ele marcar uma consulta são ainda maiores.

Isso não somente traz reconhecimento para você, como também proporciona fidelidade à marca. Logo, quanto mais pessoas forem expostas à sua marca e conteúdo, mais familiarizadas elas ficarão e maior confiança terão em você. Vale ressaltar que a familiaridade com a marca, leva a mais conversões no futuro. Já que a grande maioria das pessoas tendem a comprar de marcas que conhecem bem. Assim também funciona com os especialistas no ramo médico. O que sem sombras de dúvidas destaca a importância de ter ótimas estratégias de marketing médico.

Além de apostar no tráfego orgânico, existe a opção de veicular anúncios pagos e conseguir um alcance ainda maior. Neste contexto, os profissionais especialistas em tráfego pago são ótimas opções para se investir. Afinal, cada plataforma social oferece sua própria forma de publicidade paga. Por isso, é importante ter conhecimento técnico para saber investir em cada uma e não jogar dinheiro fora.

Mesmo levando tudo isso em consideração, é preciso saber atrair os pacientes certos para o perfil da clínica. Como? Descubra a seguir.

Como atrair os pacientes certos para o perfil da clínica ou consultório?

De maneira geral, para atrair mais pacientes em potencial para sua clínica, você precisa estar disposto a experimentar e arriscar. Neste caso, é importante estabelecer uma presença online ativa. Pois, se você não estiver online, é provável que muitos pacientes não saibam que você existe – então dê o primeiro passo e crie um site de prática.

Além disso, ter uma persona ou público-alvo definido, irá garantir os perfis ideais que mais se encaixam com o perfil da sua clínica.

Muitos profissionais e donos de empresas que estão começando no mundo do marketing digital ou marketing médico, cometem sempre os mesmos erros: sair atirando para todos os lados e esperar que algum desses tiros acertem o alvo. Bem, considerando essa metáfora, acredito que você tenha compreendido o conceito de persona.

Sim, a persona nesse quesito seria o alvo. Deste modo, conhecê-la lhe permite criar um conteúdo que realmente a toque. E consequentemente, aumentam as suas chances de conquistar novos clientes, pacientes ou qualquer que seja o seu objetivo.

Invista no marketing médico e tenha mais clientes e pacientes.

A saúde de um indivíduo é sem sombras de dúvidas um assunto sério, ainda mais em tempos de pandemia, ansiedade e depressão. Deste modo, atualmente para ter a certeza de que estão indo ao médico ou profissional certo, as pessoas costumam pesquisá-los na internet. Seja para verificar suas avaliações, seja para conferir o conteúdo postado ou verificar se o profissional é de fato um especialista em sua área de atuação.

Sendo assim, investir em marketing médico é essencial para fazer seu negócio crescer. Isso acontecerá especialmente se a pessoa se mudar para uma nova cidade, estado ou mesmo país e não estiver muito familiarizada com a área.

Neste contexto, se você tiver um site, blog ou Instagram, sua clínica pode alavancar seus resultados! Experimente qualquer uma dessas maneiras simples de atrair mais pacientes e veja o que funciona bem para sua prática.

Mas, lembre-se de estar aberto a experimentar e tenha em mente que os resultados podem não acontecer imediatamente. Por isso, é preciso paciência e investimento.

Isso permite que você aumente seus pacientes, ganhe compensação por horas extras e mantenha um equilíbrio entre vida profissional e pessoal.


Agora se você não possui grande afinidade com o mundo do marketing, nós da Leadclinic podemos te ajudar!


Para saber como, clique aqui e entre em contato com um de nossos especialistas!

a condimentum a. Phasellus luctus laoreet risus eget egestas.