Nós amamos ajudar, quem ama ajudar.

O que é social media? 

Social media é o responsável por criar e gerenciar conteúdo para perfis de mídias sociais de uma marca. Esse profissional realiza desde a produção e agendamento de posts até a interação com seguidores e a análise de métricas de desempenho. 

Algo curioso sobre o nome “social media” é que a tradução dessa expressão para o português pode ser mais controversa do que parece. 

Pegou entre nós brasileiros usar “social media” toda vez que queremos falar da profissão, mas no inglês ela não tem uma relação direta com uma carreira específica. A expressão inglesa se refere geralmente ao conjunto de tecnologias que permitem o compartilhamento de ideias por meio de comunidades virtuais. 

Muitas vezes, ela também é usada para se referir àquilo que para nós é o significado literal de mídia social: uma mídia no formato de foto, vídeo, áudio e texto produzido, por pessoas e distribuída para outras em uma lógica de rede. 

Quem dá mais detalhes sobre a raiz dessa expressão é o Rafael Kiso, CEO e fundador da mLabs, em uma edição especial do podcast Papo Social Media

“Ao longo do tempo, todo mundo passou a criar algum tipo de post, publicação ou conteúdo. Esse conteúdo por si é uma mídia. Uma foto, um vídeo, um GIF é uma mídia assim como outras. […] Só que, dentro da rede social, a mídia é feita por quem? Pelas pessoas, e não pela própria plataforma. […] E o efeito de rede é usado para a distribuição. Portanto, mídia social significa: mídia feita pelas pessoas dentro desse sistema de distribuição de rede.” 

A partir desse conceito, muitas pessoas de países que têm o inglês como idioma oficial, como os Estados Unidos, chamam as redes sociais de “social media platforms” (plataformas de mídias sociais). Da mesma forma, o responsável por fazer a gestão de mídias sociais é conhecido como “social media manager” (gerente de mídia social).  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress